sexta-feira, 31 de agosto de 2007

PROTOCOLO DE TRATAMENTO: TENDINOPATIA TENDÃO ROTULIANO GRAU II


Este protocolo de tratamento, permite a recuperação do tendão e a reabilitação dos músculos envolvidos. Tendo também como objectivo a reeducação do atleta para a prevenção de uma recaída clínica.

1ª FASE:

Objectivo: Diminuir a dor

Promover a cura

Educar o atleta

Tratamento: (seguir as indicações atrás mencionadas)Flexibilidade lenta e progressiva, interessando o quadricipite, mas não esquecendo as cadeias posteriores, nomeadamente os isquiotibiais.

Reforço muscular em arco de movimento sem dor e em cadeia cinetica fechada.

Reforço global do membro inferior, em especial da cintura pelvica.

Iniciação do trabalho isométrico do quadricipite।

2ª FASE:

O atleta, so passa a esta fase, quando: nao sentir dor em repouso, significativa diminiuçao da dor a palpaçao, sem dor nas actividades diarias.

Objectivo: Aumentar a força

Aumentar a flexibilidade

Controlar a inflamaçao

Tratamento: Reforço isometrico

Estiramento mais agressivo e biarticular

Exercicios de cadeia cinetica fechada (mais intensos)

Inicio de trabalho de endurance/resistencia (piscina, bicicleta, maquina helicoidal ou de ski de fundo.

Propriocepçao- tabuas de equilibrio instavel ou trampolim.

3ª FASE:

Para esta fase, o atleta nao pode sentir dor no dia a dia, sem dor na corrida, e força no quadricipite de 70/80 % do lado contralateral.

Objectivos: Retoma a actividade desportiva sem dor, como referi anteriormente, educar o atleta para a prevençao de nao haver uma possivel recaida.

Manter força e flexibilidade.

Tratamento: Exercicios de flexibilidade mais agressivos

Reforço muscular mais intenso,evoluindo no trabalho isocinetico

Programa de corrida a actividade especifica( futebol).

Trabalho aerobico e anaerobico.

SESSÃO DE MESOTERAPIA: TENDINOPATIA CRONICA GRAU II TENDÃO ROTULIANO

Neste tratamento, foi administrado um medicamento(não químico), com a finalização de ajudar a diminuir a inflamação do tendão rotuliano. Após esta sessão, o paciente, foi sujeito a tratamento complementar, e passagem para o estágio: 2ª fase.

21 comentários:

maganete disse...

Gostava de poder tocar umas ideias consigo sobre uma tendinite no rotolino que já dura á 3 anos e com montes de tratamentos feitos acabo por ter sempre uma recaida.
Se pore contactalo envie contacto para maganete@portugalmail.pt ou ligar 917742704

pablito disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
pablito disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joaquim disse...

Bom dia. Li algumas informações no blog com as quais me identifico. Sofro de tendinite rotuliana bilateral à já algum tempo e estou aberto a sugestões de recuperação. Caso me possa sugerir ou indicar alguma ideia, queira me contactar via e-mail(jteixeira.novum@gmail.com) ou por telefone (918389601).
Grato pela atenção dispensada.

Vhl disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vhl disse...

Também "sofro" deste problema. Uma dor intensa debaixo da rótula.
Há 2 anos fiz fisioterapia e recuperação lenta.
Recomecei no BTT e até ontem tudo bem.
Há 2 meses iniciei no ginásio para fazer fortalecimento dos musculos da zona da coxa.
Ontem após 4h de BTT, reapareceu a dor, após tanto tempo.
Tenho provas agendadas.
Como poderei recuperar em 3 semanas? É impossivel?
Obrigado pela atenção.
vitorhlopes@gmail.com

Anônimo disse...

boa tarde, fui operado dia 05-07-2010 ao tendao rotuliano estando agora em casa de repouso. gostava de saber qual o tempo de paragem previsto e quais os passos seguintes sabendo que cada caso é um caso. obrigado, cumprimentos, Bruno Pinho

António disse...

Efectuei uma eco e tenho tendinopatia pós traumatica, gostaria de saber qual o tratamento a fazer e se nesta fase posso fazer btt.

Pedro disse...

se puder contacte-me , pode ser que consiga resolver o meu problema que ja dura á uns anos no tendão rotuliano ! pedro32_47@msn.com

Anônimo disse...

estou com inflamaçao no lado interior do menisculo que trabalho de reforço posso fazer em casa

tiago disse...

boa tarde.
pratico futebol e num jogo fiz rotura parcial do ligamento interno, no entanto do ligamento interno nao sinto dor pois efectuei tratamentos e fisioterapia, mas com essa lesao fiquei com imensas dores no rotuliano e na parte exterior do joelho.
gostava que me pudesse ajudar
obrigado

Ana Rita disse...

Por favor ajude-me eu gostava de poder trocar umas ideias consigo sobre uma tendinite no rotolino que já dura há algumas semanas. Tenho feito tratamento mas tenho poucas melhoras.
Se me poder contactar agradecia: ritinha2231@hotmail.com ou ligar para 934037995.

VITOR disse...

BOA TARDE GOSTARIA DE PEDIR UMAS DICAS EU GOSTO DE CORRE MAS A 2 MESES ME TEM DADO MUITAS DORES DEBAIXO DA ROTULA DO JOELHO FUI AO MEDICO E ELE DISSE QUE ERA TENDINITE RETULIANA ...ESTOU A TOMAR VOLTAREN E A FAZER GELO..SERA QUE CONSIGO COM QUE PASSE? TENHO VONTADE DE CORRER MAS NAO CONSIGO ..OBRIGADO

Milton disse...

Caro Miguel,
A lesão apareceu-me em Novembro de 2010 entre o joelho e a tíbia após uma meia-maratona. Uma dor muito superficial.
Foi aumentando a dor e não parei de treinar. Até que em Dezembro parei. Foi-me diagnosticada uma tendinite rotuliana. Andei a anti-inflamatórios e transact durante um mês (Janeiro).
Hoje treino de forma mais ligeira e não sinto dor durante o treino. Só após. Isto é desesperante porque não passa. O médico falou-me em 6 meses para uma recuperação plena do tendão, pois disse-me que este tem que se regenerar através da circulação..
A questão é: o que posso fazer para acelerar este processo? Que tipo de alongamentos antes e depois do treino? Auto-massagens? Gelo após os treinos? Onde dás consultas?
O meu contacto é o seguinte:
miltonmelo@hotmail.com
Um abraço e muito obrigado pela atenção.
Milton

Anônimo disse...

tenho tendinose rotuliana no joelho direito...fui infiltrado em Março, fiz factores de crescimento há 2 meses e na semana passada, crecebia ultima de 3 injecções de visco-suplementos...entertanto tenho feito reforço muscular da coxa, no entanto, com a carga muscular o joelho está em constante inflamação...é normal? será que a cirurgia resolve? contacto: ragmoreira@hotmail.com

Anônimo disse...

luzi oi doutor eu tenho tendineopatia
nos ombros há mais de dois anos gostaria de saber se isso tem cura ,ja melhorei bastante com tratamentos diversos mas a dor sempre volta

Anônimo disse...

Bom dia, tenho tendinopatia no joelho e fiz tratamernto mas nao melhora, vc tem algum outro tratamento que posso fazer.

Rubinho disse...

Bom dia, tenho tendinopatia no joelho e fiz tratamernto mas nao melhora, vc tem algum outro tratamento que posso fazer.( rubensjjr@hotmail.com)

att
Rubinho

Claudio Lopes disse...

Ola, Tenho uma tendinite no tendão rotuliano à cerca de 8 meses. Comecei a fazer tratamentos à 4 meses e ainda não estou bem curado. Fiz 4 semanas de MESOTERAPIA, fiquei melhor mas voltou quando joguei futebol. Fui a um ORTOPEDISTA e receitou-me CORTISONA. Estou s 85%. Tenho feito sessoes no massagista 2 vezes por semana e as melhoras são muito lentas. Precisava de alguns conselhos. Agradecia a sua ajuda. Contacto: claudiosilvalopes@hotmail.com

andre disse...

boas tenho uma tendinite patelar e o meu medico receitou-me que fizess plasma rico em plaquetas, gostava de saber a sua opiniao acha k resolve ou tenho mesmo de ser operado?

Vânia disse...

Boa tarde,

Jogo futebol e descobri que tenho uma tendinoplatia no rotuliano há 2 semanas, parei durante uma semana para fazer o tratamento de agulhas, choques e gelo, regressei aos treinos para ver como me senti e não doeu, agora no final da semana aordei com dores de novo... o que posso fazer para tratar disto e voltar a jogar?
Ajude-me para o meu email...
Vaniagoncalves93@hotmail.com